Identificar o que os alunos já sabem antes de começar o trabalho de mais um ano letivo é essencial para iniciar o planejamento docente; nesse sentido, a avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal deles quanto à identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem.
Ela pode ser feita em qualquer momento, mas no início do ano letivo permite conhecer melhor a realidade do aluno. O professor tem o dever de verificar o conhecimento prévio de cada um, constatando as condições necessárias para garantir a aprendizagem. Além disso, ela também funciona como uma análise do ensino na escola, já que os resultados das salas de aula de uma mesma série podem promover reflexões importantes para o replanejamento das propostas e atividades que devem ser oferecidas a todos.
Para baixar as sugestões de avaliações diagnósticas clique nos links abaixo:
Avaliação diagnóstica 1° ano Português
Avaliação diagnóstica 2° ano Português
Avaliação diagnóstica 3° ano Português
Avaliação diagnóstica 4° ano Português
Avaliação diagnóstica 5° ano Português
Avaliação diagnóstica 2° ano Matemática
Avaliação diagnóstica 3° ano Matemática
Avaliação diagnóstica 4° ano Matemática
Avaliação diagnóstica 5° ano Matemática
Para acessar mais sugestões clique aqui.
Fique sempre bem informado, clique aqui e participe do nosso grupo para receber novidades e informações.
Fonte: SAEMI, Internet.
Deixe um comentário