Questões de Matemática por Descritores – 5° Ano

Descritor: Como o próprio nome sugere, constituem a “descrição” das habilidades esperadas ao final de cada período escolar avaliado, em diferentes áreas do conhecimento. Estão agrupados, nas matrizes, em determinados tópicos ou temas. Os descritores refere – se as habilidades que o estudante deve demonstrar em relação ao tópico/tema em questão; e são elaboradas a partir da associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais efetuadas, traduzidas nas habilidades expressas pelos estudantes.

Espaço e forma

D1. Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas

D2. Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com

suas planificações

D3. Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos

D4. Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares)

D5. Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas

Grandezas e medidas

D6. Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não

D7. Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml

D8. Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo

D9. Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento

D10. Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em função de seus valores

D11. Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas

D12. Resolver problema envolvendo o cálculo ou a estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas

Números e operações / Álgebra e funções

D13. Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional

D14. Identificar a localização de números naturais na reta numérica

D15. Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens

D16. Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial

D17. Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais

D18. Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais

D19. Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa)

D20. Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória

D21. Identificar diferentes representações de um mesmo número racional

D22. Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica

D23. Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro

D24. Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados

D25. Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração

D26. Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%)

Tratamento da informação

D27. Ler informações e dados apresentados em tabelas

D28 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas)

Para fazer o download nos links abaixo.

Descritor 1

Descritor 1

Descritor 1

Descritor 1

Descritor 1

Descritor 2

Descritor 2

Descritor 2

Descritor 2

Descritor 2

Descritor 3

Descritor 3

Descritor 3

Descritor 4

Descritor 4

Descritor 4

Descritor 5

Descritor 5

Descritor 5

Descritor 5

Descritor 6

Descritor 6

Descritor 6

Descritor 6

Descritor 7

Descritor 7

Descritor 7

Descritor 8

Descritor 8

Descritor 8

Descritor 9

Descritor 9

Descritor 9

Descritor 10

Descritor 10

Descritor 10

Descritor 10

Descritor 11

Descritor 11

Descritor 11

Descritor 12

Descritor 12

Descritor 12

Descritor 12

Descritor 13

Descritor 13

Descritor 14

Descritor 14

Descritor 14

Descritor 15

Descritor 15

Descritor 15

Descritor 16

Descritor 16

Descritor 16

Descritor 16

Descritor 17

Descritor 17

Descritor 17

Descritor 17

Descritor 17

Descritor 18

Descritor 18

Descritor 18

Descritor 18

Descritor 19

Descritor 19

Descritor 19

Descritor 19

Descritor 20

Descritor 20

Descritor 20

Descritor 20

Descritor 20

Descritor 21

Descritor 21

Descritor 21

Descritor 22

Descritor 22

Descritor 22

Descritor 23

Descritor 23

Descritor 23

Descritor 24

Descritor 24

Descritor 24

Descritor 24

Descritor 25

Descritor 25

Descritor 25

Descritor 25

Descritor 26

Descritor 26

Descritor 26

Descritor 26

Descritor 27

Descritor 27

Descritor 27

Descritor 28

Descritor 28

Descritor 28

Descritor 28

Fique sempre bem informado, clique aqui e participe do nosso grupo para receber as sugestões de atividades e novidades diversas.

Fonte.Prefeitura de Anápolis

Avatar de matematicapremio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *