Atividades de matemática para imprimir – 2° ao 5° Ano

A Matemática está presente na nossa vida desde o nosso nascimento. Quase tudo no nosso cotidiano gira em torno de números, medidas, figuras geométricas e outros conceitos inerentes a essa disciplina. Antes mesmo de iniciar o período escolar, as crianças já têm contato com noções matemáticas no seu dia a dia, aprendendo sem sequer perceber. Já na escola, a Matemática aparece, por exemplo, quando dividem o lanche com os amigos ou respondem a sua idade com os dedos.

Mesmo assim, as dificuldades com essa disciplina são muito comuns. Muitos alunos já alfabetizados não possuem habilidades fundamentais na Matemática, não conseguindo concluir as operações básicas ou interpretar problemas. Quando isso acontece e a criança não consegue atribuir um sentido prático aos conceitos matemáticos, ela cria aversão à Matemática e passa a refutá-la.

A proposta de trabalho da Matemática para crianças deve buscar encorajar a exploração dos diversos preceitos matemáticos, abordando medidas, proporções e formas geométricas, de forma que os alunos desenvolvam e nutram prazer e curiosidade por esses conhecimentos. Essa proposta deve trazer elementos do mundo real para o ensino da Matemática, utilizando-se de experiências e da linguagem natural das crianças no desenvolvimento de didáticas que ampliem suas noções matemáticas.

A dica de hoje é um conjunto de apostilas que visa auxiliar os docentes no trabalho e fixação dos conteúdos ensinados em sala de aula. Este material pode ser utilizado também como atividades de reforço ou mesmo na montagem de avaliações, cabe ressaltar que o professor deva propor atividades lúdica e explorar as variadas formas possíveis para o ensino da matemática.

Para fazer o download do material clique nos links abaixo.

Apostila 2° ano

Apostila 3° e 4° ano

Apostila 5° ano

Para participar do nosso grupo e receber as sugestões de atividades, clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *