No momento em que se inicia o trabalho específico de cada ano, é importante identificar entre os alunos os diferentes conhecimentos sobre determinados conteúdos/habilidades, por meio de um diagnóstico criterioso que orientará as futuras intervenções dos professores, de acordo com as características das turmas e seus níveis de conhecimento. Diante do exposto, podemos destacar três objetivos principais na aplicação dos diagnósticos:
- Identificar a realidade de cada turma;
- Observar se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos específicos para cada ano;
- Refletir sobre as causas dos desafios recorrentes, definindo as ações interventoras mais eficazes para superar as dificuldades de aprendizagem observadas.
O diagnóstico pode ser feito em qualquer momento, mas no início do ano letivo permite conhecer melhor a realidade do aluno. O professor tem o dever de verificar o conhecimento prévio de cada um, constatando as condições necessárias para garantir a aprendizagem. Além disso, também funciona como uma análise do ensino na escola, já que os resultados das salas de aula de um mesmo ano podem promover reflexões importantes para o replanejamento das propostas e atividades que devem ser oferecidas a todos.
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Diagnóstico 1° ano
Diagnóstico 2° ano
Diagnóstico 3° ano
Diagnóstico 4° ano
Diagnóstico 5° ano
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Fonte: Itapipoca
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