O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todo. (BRASIL, 1998. Pg.21.).
Por essas razões, o presente trabalho, composto de sugestões de atividades, está organizado da seguinte forma: apresentação do gênero a ser estudado, proposta de produção inicial, trabalho de compreensão do texto, proposta de avaliação final, seguida de sua grade de correção. Cabe ressaltar, que é na produção inicial que o professor identificará que atividades poderão ser utilizadas com seus alunos e poderão escolher a que melhor atende as necessidades de seu grupo.
Esperamos que esse material possa contribuir para as práticas de sala de aula e o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos. Compartilhe e marque os seus amigos!
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Fonte: http://www.itatiba.sp.gov.br
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