A indisciplina é sem sombra de dúvidas um dos piores desafios enfrentados pelos professores nos dias atuais. Mas de que disciplina e indisciplina cada professor fala? De que tipo de disciplina o ato pedagógico necessita? A obsessão pela manutenção da ordem está coerente com as atuais formas de aprender? O disciplinamento por si só é suficiente? Será que a disciplina tem relação com o desejo de exercer poder, com a necessidade de respeitar hierarquias ou de estabelecer ordem no sentido de organização arbitrária e autoritária?
Essas são algumas das interrogações que surgem diante das apreensões dos professores com a falta de disciplina dos alunos, com o aumento da violência e da incivilidade. Alunos e professores vivem na gangorra de ora vítimas, ora agressores. Contudo, não há disciplinamento e nem violências que se instalam subitamente. Resultam de um processo de acumulação, daí a necessidade de um processo educativo preventivo, como forma de antecipação aos fatos mais e menos graves. Compartilhe e marque os seus amigos!
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Início: a partir do dia 04/09
Fim: até o dia 01/10
Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).
Carga horária: 40 h
Fonte:https://www.scolartic.com
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