Descritores Língua Portuguesa atividades editáveis

Nós preparamos para vocês uma variedade de atividades, todas alinhadas com os descritores. As questões foram coletadas de diversas fontes disponíveis na internet. Alguns exemplos incluem: MEC, CAED-JF, SEAPE – AC, SADEAM – AM, SAEPI – PI, SPAECE – CE, SAEPE – PE, PAEBE – ES, SABE – BA, PROEB – MG, SAERJ – RJ, SAEGO – GO, SAERO-RO, PROMOVER – MS, SAEMS – MS, SAERS – RS, Avalia BH, SAVEAL – AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade – SP, projeto Con(seguir)-DC, Projeto Salto –TO, Saresp – SP, entre outros. Além disso, também utilizamos a Matriz de Referência de MATEMÁTICA (habilidades/descritores), o Guia de Elaboração de Itens e várias avaliações diagnósticas como referências. Esperamos que essas atividades sejam úteis para vocês.

Esperamos que estes recursos possam ser bastante úteis. Curta, compartilhe e ative o sininho de notificações para receber todas as novidades em primeira mão.

Para fazer download dos arquivos clique nos botões abaixo.

DESCRITOR 01

DESCRITOR 01

Descritor 01 

Localizar informações explícitas em um texto.

DESCRITOR 02

DESCRITOR 02 

Descritor 02

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

DESCRITOR 03

DESCRITOR 03

Descritor 03

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

DESCRITOR 04

DESCRITOR 04

Descritor 04

 Inferir uma informação implícita em um texto.

DESCRITOR 05

DESCRITOR 05

Descritor 05

Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

DESCRITOR 06 sem arquivo

DESCRITOR 06

Descritor 06

Identificar o tema de um texto.

DESCRITOR 07

DESCRITOR 07

Descritor 07

Identificar a tese de um texto.

DESCRITOR 08

DESCRITOR 08

Descritor 08

Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

DESCRITOR 09

DESCRITOR 09

Descritor 09

Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

DESCRITOR 10

DESCRITOR 10

Descritor 10

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

DESCRITOR 11

Descritor 11

Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

DESCRITOR 12

DESCRITOR 12

Descritor 12

 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

DESCRITOR 13

Descritor 13

Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

DESCRITOR 14

DESCRITOR 14

Descritor 14

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

DESCRITOR 15

Descritor 15

 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios, etc.

DESCRITOR 16

DESCRITOR 16

Descritor 16

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

DESCRITOR 17

Descritor 17

 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

DESCRITOR 18

Descritor 18

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou
expressão.

DESCRITOR 19

Descritor 19

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos.

DESCRITOR 20

DESCRITOR 20

Descritor 20

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

DESCRITOR 21

DESCRITOR 21

Descritor 21

Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato, ou ao
mesmo tema.

DESCRITORES MISTURADOS APOSTILA 01

DESCRITORES MISTURADOS APOSTILA 02

Para ficar por dentro de todas as novidades e ter acesso a outros recursos, participe do nosso grupo no Telegram, clique aqui.