Ensinar implica em ter uma intencionalidade; do mesmo modo, avaliar também implica ter um propósito. A prova – uma modalidade escrita de avaliação – serve para fornecer indicadores das aprendizagens dos alunos, com a vantagem de apresenta-los individualmente, todavia, a prova escrita não pode ser o único instrumento de avaliação, mas ela é sempre necessária.
Sendo a prova um dos instrumentos mais rotineiros na sala de aula, é preciso aprimorar tanto a compreensão do que representa este recurso como a sua própria elaboração.
Diante do exposto acima, trouxemos diversas sugestões de questões originais ou extraídas de exames oficiais; as questões aqui apresentadas foram organizadas por professores experientes, que conhecem profundamente o processo de desenvolvimento dos alunos.
Por isso, para cada conteúdo são oferecidos enunciados que expressam diferentes níveis de desenvolvimento cognitivo. Cada questão vem acompanhada de orientações que auxiliam o professor a identificar aquelas mais apropriadas para a sua turma, a fim de favorecer a elaboração de um instrumento mais assertivo para os objetivos propostos.
Para fazer o download clique nos links abaixo.
Fique sempre bem informado, clique aqui e participe do nosso grupo para receber diversas sugestões de atividades e novidades educacionais.
Fonte: https://novaescola.org.br
Deixe um comentário