Estão abertas as inscrições para os interessados em compor a Rede Nacional de Certificadores (RNC), para executar as atividades de certificação dos procedimentos de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2023.
Podem se candidatar servidores públicos do Poder Executivo Federal e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência em 2023. É necessário ter o ensino médio como formação mínima e não é permitida a inscrição de quem possui cônjuge, companheiro ou parentes de até terceiro grau inscritos no exame. No momento da inscrição, é possível escolher até três cidades ou sub-regiões de atuação, pode se inscrever de 3 a 24 de julho de 2023 até às 23h59.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está marcado para os dias 5 e 12 de novembro.
Os servidores e docentes vinculados à RNC deverão certificar in loco, sob demanda do Inep, a realização dos procedimentos de aplicação nos dias de realização do exame; registrar, em sistema eletrônico, as informações coletadas com base em sua atuação; informar ao Inep possíveis inconsistências identificadas. Os certificadores receberão o valor de R$ 384,00 por dia trabalhado.
Conheça os critérios de participação:
– Ser servidor público, efetivo e em exercício, do Poder Executivo federal, regido pela Lei nº 8.112, de 1990; ou ser docente concursado, efetivo e estável das redes públicas de ensino estaduais e municipais e em exercício da docência em 2023;
– Ter, no mínimo, formação no ensino médio completa;
– Não estar inscrito como participante no Enem 2023;
– Não possuir cônjuge, companheiro ou parentes de até 3º grau inscritos no Enem 2023;
– Possuir smartphone ou tablet, com acesso próprio à internet móvel;
– Não ter vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição e aplicação do Enem 2023, nem com o processo de correção da redação;
– Não possuir débitos relativos a créditos tributários federais e a dívida ativa da União, conforme lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021;
– Manter uma conduta profissional e ética durante o exercício de suas funções, agindo de forma cortês, respeitosa e colaborativa com a equipe de aplicação in loco, sem interferir no desempenho das atividades ou comprometer a imagem da Instituição.
Capacitação:
– A capacitação será desenvolvida na modalidade a distância, por meio de plataforma virtual a ser divulgada aos interessados com inscrição confirmada na Página de acompanhamento http://certificadores.inep.gov.br/. Para aprovação é necessário obter rendimento de, no mínimo, 70%.
Para atuar na RNC, é indispensável possuir um smartphone ou tablet com acesso próprio à internet móvel. Dessa forma, será possível realizar diversas atividades, como cadastro, inscrição, acesso a resultados e trabalho de certificação. Todas essas tarefas podem ser executadas facilmente pelo navegador web, acessando o site da RNC.
Esperamos que este recurso possa ser bastante útil. Curta, compartilhe e ative o sininho de notificações para receber todas as novidades em primeira mão.
Clique para acessar o edital na íntegra
Clique aqui para acessar o portal e realizar a sua inscrição.
Para ficar por dentro de todas as novidades e ter acesso a outros recursos, participe do nosso grupo no Telegram, clique aqui.
Fonte: http://certificadores.inep.gov.br
Deixe um comentário