Itaú Social 2022 distribuirá 2 milhões de livros infantis – Inscreva – se!
A Fundação Itaú para Educação e Cultura, por meio do Itaú Social, distribui de forma gratuita os livros do programa Leia com uma criança para as crianças atendidas por organizações da sociedade civil (OSCs) ou matriculadas na rede pública municipal até o 1º ano do ensino fundamental que realizam ações de leitura.
Os órgãos públicos e as organizações da sociedade civil, indicados no regulamento, que tiverem interesse em receber os livros deverão se inscrever no edital para serem avaliados, e caso sejam selecionados, serão responsáveis por receber e entregar os livros às crianças.
Inscrição
A organização ou o órgão público solicitante deverá fazer o cadastro na Plataforma de Editais do Itaú Social. Clicando em “Inscrever-se”, o solicitante será direcionado para área de login da plataforma. São permitidas apenas inscrições das pessoas jurídicas indicadas neste documento.
Após o cadastro, o solicitante deverá responder às questões de monitoramento, dados cadastrais do solicitante, dados do perfil do público infantil atendido e das atividades de leitura indicadas ou a serem indicadas no formulário de inscrição.
Seleção
A equipe do programa Leia com uma criança avaliará todas as inscrições e selecionará as entidades que receberão os livros, de acordo com o seu estoque e mediante atendimento do disposto neste Edital. Todos os solicitantes que finalizaram a inscrição serão informados do resultado via e-mail cadastrado na plataforma de editais.
Critérios de priorização (não eliminam do edital)
Municípios priorizados pelo Itaú Social (consulte em Prospecção de Territórios no item “Regulamento e arquivos do edital”);
Qualidade e relevância da ação de leitura realizada ou proposta;
Parceiros em projetos do Itaú Social.
Critérios de eliminação (eliminam do edital)
Solicitações que ultrapassem o número total de crianças matriculadas na rede pública municipal até o 1º ano do ensino fundamental. Usamos como referência o censo escolar de 2021, disponível no link.
Solicitações de municípios que ultrapassem 20.000 (vinte mil) crianças matriculadas nesta mesma etapa de ensino.
Solicitações de organizações que ultrapassem 2.000 (dois mil) crianças matriculadas nesta mesma etapa de ensino.
Fora do público permitido para inscrição (confira no regulamento)
Informações inverossímeis ou falsas
Envio
As solicitações aprovadas receberão em seus e-mails cadastrados na Plataforma de Editais uma confirmação contendo os códigos de rastreamento dos objetos (caixas com os livros) que estão sendo enviados.
Abaixo os públicos que podem ou não se inscrever no edital. A inscrição não garante a seleção e o recebimento dos livros.
Podem solicitar os livros
Órgãos públicos: devem solicitar para todas as crianças matriculadas na rede pública municipal até o 1º ano do ensino fundamental, por meio de:
Secretarias municipais de educação (ou órgão equivalente)
Prefeitura municipal
Conselho municipal escolar
Entidades privadas sem fins lucrativos: devem solicitar para todas as crianças que tenham entre 0 a 12 anos de idade, atendidas diretamente pela organização
Organizações da sociedade civil (OSC).
Nota: entende-se como OSC qualquer organização de natureza privada sem fins lucrativos. Neste edital são apenas OSCs com CNPJ próprio.
Não podem solicitar
Pessoa física
Pessoa jurídica pública ou privada com fins lucrativos
Escolas públicas ou privadas, APMs e Caixa escolar e organizações similares.
Órgãos públicos fora da área da educação.
Órgãos públicos de capitais
Pessoa jurídica pública ou privada que não atenda ao público infantil
Pessoa jurídica pública ou privada que não promovem ações de leitura
Clubes e associações exclusivas para membros pagantes
Sistema S
Período de inscrição
As inscrições serão aceitas a partir das 12h do dia 08/08/2022 até as 18h de 02/09/2022 (horário de Brasília).
Clique aqui para acessar os editais e tirar todas as suas dúvidas.
Clique aqui para se inscrever.
Clique aqui para conhecer a nossa página no facebook.
Para participar do nosso grupo no telegram, clique aqui.
Fonte: https://www.itausocial.org.br