O fim da escravidão e da servidão no Brasil, nos Estados Unidos e na Rússia,o que há em comum entre esses três processos? Como compará-los? É possível perceber uma articulação entre os mesmos? O presente livro é uma tentativa de resposta a essas perguntas.
No dia 19 de fevereiro de 1861, o csar Alexandre II aboliu a servidão na Rússia. Primeira de uma série de reformas que mudariam substancialmente o Império Russo, a medida provocou a liberação imediata de 22 milhões de camponeses, ou 35% do total da população russa à época.
Em 1863, em meio a uma guerra civil que devastaria e marcaria para sempre a história do país, o presidente Abraham Lincoln proclamou a emancipação dos escravos de dez estados norte-americanos contrários à União. Em 1865, Lincoln proclamou a abolição geral da escravidão nos Estados Unidos. No total, foram 4 milhões de pessoas libertadas, entre homens, mulheres e crianças.
A abolição da escravidão no Brasil ocorreu mais de 20 anos depois dos eventos ocorridos na Rússia e nos Estados Unidos na década de 1860. A chamada Lei Áurea liberou cerca de 600.000 escravos, que então constituíam 5% da população brasileira.
Para fazer o download do livro, clique aqui.
Conheça a nossa página e participe do nosso grupo, clique aqui.
Fonte: http://rubi.casaruibarbosa.gov.br
Deixe um comentário