O Graphogame é uma ferramenta utilizada com sucesso em vários países no apoio à preparação para a alfabetização e ao processo de alfabetização formal de crianças entre 4 e 9 anos de idade.
Para apoiar as famílias e os educadores na alfabetização das crianças em tempos de isolamento social, o MEC, por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), lança nesta sexta-feira, 27, o aplicativo Graphogame. O projeto foi realizado em parceria com o Instituto de Cérebro (InsCer) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
O GraphoGame é um jogo educacional com um ambiente virtual para a aprendizagem de habilidades fonológicas voltado para crianças de 4 a 9 anos.
Desenvolvido pela empresa finlandesa, Grapho Learn, o aplicativo desenvolve habilidades relacionadas aos sons da linguagem e ajuda a aprender a ler.
Surgiu, inicialmente, como uma ferramenta de apoio para crianças com dificuldades de leitura.
O software está presente em mais de 30 países de todo o mundo, tendo já sido adaptado para mais de 25 línguas. Evidências científicas mostram que o aplicativo é efetivo, principalmente, quando utilizado pela criança sob supervisão e com o engajamento de um adulto. Por isso, a participação de pais, professores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e gestores de redes educacionais é muito importante.
Para apoiar pais e educadores, o MEC disponibiliza um Manual de Uso do Graphogame, que explica como baixar o aplicativo e como configurar as funcionalidades. O jogo poderá ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple, Google e Windows. Uma vez instalado, o jogo funciona sem precisar de conexão com a internet.
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Fonte: MEC
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