Questões de Matemática por Descritores – 5° Ano
Descritor: Como o próprio nome sugere, constituem a “descrição” das habilidades esperadas ao final de cada período escolar avaliado, em diferentes áreas do conhecimento. Estão agrupados, nas matrizes, em determinados tópicos ou temas. Os descritores refere – se as habilidades que o estudante deve demonstrar em relação ao tópico/tema em questão; e são elaboradas a partir da associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais efetuadas, traduzidas nas habilidades expressas pelos estudantes.
Espaço e forma
D1. Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas
D2. Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com
suas planificações
D3. Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos
D4. Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares)
D5. Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas
Grandezas e medidas
D6. Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não
D7. Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml
D8. Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo
D9. Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento
D10. Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em função de seus valores
D11. Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas
D12. Resolver problema envolvendo o cálculo ou a estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas
Números e operações / Álgebra e funções
D13. Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional
D14. Identificar a localização de números naturais na reta numérica
D15. Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens
D16. Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial
D17. Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais
D18. Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais
D19. Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa)
D20. Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória
D21. Identificar diferentes representações de um mesmo número racional
D22. Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica
D23. Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro
D24. Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados
D25. Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração
D26. Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%)
Tratamento da informação
D27. Ler informações e dados apresentados em tabelas
D28 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas)
Para fazer o download nos links abaixo.
Fique sempre bem informado, clique aqui e participe do nosso grupo para receber as sugestões de atividades e novidades diversas.
Fonte.Prefeitura de Anápolis