Buscando oferecer estratégias para diversificar o trabalho do professor em sala de aula, a Editora do Brasil lançou uma sequência didática inspirada no filme O Menino que Descobriu o Vento (2019, Netflix). Dividida em três competências e diversas atividades, a sequência abre espaço para que o docente amplie os questionamentos que possam surgir após a exibição do filme em sala de aula.
Toda a sequência, que é trabalhada de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, busca contribuir para a construção de uma sociedade solidária, ética e sustentável. Outro foco que também pode ser desdobrado na sequência didática da Editora do Brasil é a conscientização da necessidade da construção de um mundo sem preconceito e cada vez mais justo.
Mas o que O Menino que Descobriu o Vento nos apresenta que pode suscitar discussões em sala de aula? Vamos descobrir a seguir.
O filme
O Menino que Descobriu o Vento foi lançado em março de 2019, pela Netflix, e é uma adaptação do livro homônimo escrito por William Kamkwamba e Bryan Mealer. A trama, baseada em fatos reais, nos leva até o jovem William, na República do Malauí, África Oriental, onde vive com sua família. Dividido entre os estudos e o trabalho na lavoura com seu pai, William é obrigado a deixar tudo para trás depois de uma série de catástrofes e longas secas em seu país.
Em meio à desesperança, ao descaso do governo do Malauí e a condições de vida adversas, Kamkwamba busca refúgio em uma pequena biblioteca local, onde passa a aprender sozinho inglês, física, engenharia e energia eólica – até que, finalmente, consegue construir o seu primeiro moinho, de material reciclado, com capacidade de acender uma lâmpada. A partir daí, William aprofunda seus conhecimentos e revoluciona a vila em que vive. Mais do que energia elétrica gratuita, o jovem trouxe esperança ao povo.
O que trabalhar na sequência?
A sequência didática da Editora do Brasil possibilita que o professor trabalhe com os alunos três linhas distintas: o ponto de vista econômico-social, as competências socioemocionais e os aspectos científicos e criativos.
Organização econômica, social e política
Aqui, o professor pode suscitar aos alunos discussões críticas acerca Malauí, região em que o filme se passa. Inúmeras questões são passíveis de debates: qual o modelo político do país à época em que a história se passa? E atualmente? Qual sua base econômica, os hábitos culturais, religião, alimentação, histórico de espaço geográfico – e diversos outros encaminhamentos que surgirão de acordo com o debate em sala de aula.
Competências Socioemocionais
Todo ser humano é bio psico social e possui necessidades emocionais. Nem sempre essas necessidades são trabalhadas em sala de aula ou em projetos que envolvam todo o ambiente escolar, deixando os adolescentes à flor da pele e à deriva.
Nessa sequência, o professor será levado a trabalhar essas questões através da análise de William em O Menino que Descobriu o Vento. Após a exibição do filme e a anotação dos alunos sobre as características do personagem principal, são oferecidas ao docente uma série de trilhas de atividades que desenvolvem habilidades socioemocionais.
Pensamento científico, crítico e criativo
Muitas vezes, a matemática e outras ciências exatas são temidas pelos alunos que não veem uma utilidade prática em meio a tantos cálculos. Ainda assim, tudo à nossa volta é química, física e, também, matemática.
O filme mostra exatamente essa aplicação do mundo das exatas ao dia a dia.
A terceira sequência apresenta ao professor diversas maneiras de aproximar esses dois mundos aparentemente tão distintos aos olhos dos jovens.
Vale lembrar que em todas as sequências existe a abertura necessária para o professor criar e desenvolver suas próprias produções e deixar os projetos com a sua assinatura.
Para baixar a sequência, clique aqui.
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Fonte: https://pnld2020.com.br/editora-do-brasil
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