A UFPE está disponibilizando para download a coletânea cadernos E-Mult, da Série Alfabetização Matemática, Estatística e Científica; essa coletânea contém os principais resultados da pesquisa intitulada “Um estudo sobre o domínio das Estruturas Multiplicativas no ensino fundamental (E-Mult) ”, desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação – OBEDUC da CAPES.
O livro pode interessar não apenas aos pesquisadores e estudantes de pós-graduação nas áreas de Ensino, Educação e Psicologia, bem como professores e futuros professores dos anos inicias do ensino fundamental.
Assim, apoiado na Teoria dos Campos Conceituais, o livro traz dois enfoques muito interessantes e inovadores para abordar as Estruturas Multiplicativas: (1) a partir do fazer do estudante, discute, interpreta e explica as estratégias e os esquemas utilizados para resolver situações-problema multiplicativas à luz da Teoria dos Campos Conceituais (Capítulo II); e (2) a partir de reflexão, planejamento, ação e, novamente, reflexão (metodologia RePARe) do professor, apresenta uma rica e instigante discussão sobre possibilidades de ações pedagógicas para o ensino das Estruturas Multiplicativas, tendo como aporte o viés psicológico (Capítulo III).
Esse último capítulo, inclusive, merece destaque especial, pois seu viés psicológico, próprio de autores com tal formação, fez toda a diferença na maneira como a formação foi abordada.
A obra ainda oferece, no fim do Capítulo III, um conjunto significativo de situações-problema elaboradas pelos professores que atuavam nos anos de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental), no momento dessa formação em serviço.
Para fazer o download dos livros em PDF clique nos links abaixo.
Ensinando multiplicação e divisão – 1º ao 3º ano
Ensinando multiplicação e divisão – 4º e 5º anos
Ensinando multiplicação e divisão – 6º ao 9º ano
Para fazer o download de outra maneira, clique aqui.
Fique por dentro de todas as novidades, clique aqui e participe do nosso grupo.
Estamos também no telegram, clique aqui e participe do nosso grupo.
Fonte: UFPE
Deixe um comentário