Universidade Estadual do Rio Grande do Sul oferta 7 cursos gratuitos com certificação
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) está com as inscrições abertas para sete cursos online e gratuitos com certificação. Os cursos são de autoria de professores doutores e conta com material didático digital. Os cursos têm carga horária de até 40h e à aprovação está vinculada ao preenchimento de atividades avaliativas online e o cumprimento de alguns requisitos.
Listamos abaixo os principais cursos disponíveis no momento, conheça um pouco sobre cada um e faça a inscrição. Não esqueça de marcar os seus amigos para participarem também dos cursos.
Grandezas e medidas: explorar para compreender
O que é e para que serve uma unidade de medida?
Para que e como medir?
Que tipo de relações e operações podem ser feitas entre medidas?
Como o trabalho com sistemas de medidas pode servir de contexto para a exploração de outros conceitos matemáticos?
O curso Grandezas e medidas: explorar para compreender quer contribuir com algumas possibilidades às questões lançadas. Através da resolução de situações-problema, do contato com práticas inspiradoras e da troca de experiências entre colegas, objetiva-se ampliar e qualificar ações focadas na exploração e compreensão dos conceitos de grandezas e medidas, contemplando desde a construção do número até operações com razões e proporcionalidade.
Jogos e brincadeiras: para além da seriação
Jogos e brincadeiras favorecem o desenvolvimento?
Estimulam a criatividade?
O jogo deve ter caráter didático ou pode ter um fim em si mesmo?
Jogos físicos ou digitais podem, além de ser jogados, criados por crianças e jovens?
Quais as possibilidades e os limites de uma e de outra forma?
Como se relacionam com a multisseriação?
Essas são algumas das indagações que o curso Jogos e Brincadeiras: para além da seriação propõe a você, professor (a).
Vamos discutir e analisar a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.
Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento
Desde as técnicas artesanais, como a câmera de lata e a fotografia pin hole (“buraco do alfinete”), até a utilização de modernos dispositivos digitais, a fotografia guarda grande potencial pedagógico.
Se a imagem remete a leitura, memória, crítica e expressão, a produção de imagens por meio de fotografias alia a esses benefícios um novo letramento, muito promissor ao desenvolvimento pessoal e cognitivo.
Neste curso, além de conhecermos técnicas de fotografia e princípios de imagens digitais, exploraremos possibilidades e experiências de uso da fotografia como recurso de aprendizagem, construção e comunicação. Colocaremos, juntos, a “mão na massa” e as câmeras, nas mãos de nossos alunos
Produção colaborativa do conhecimento: redes para multiplicar e aprender
O mundo digital revolucionou a forma como nos comunicamos e lidamos com a informação, com o tempo e o espaço: ampliou os acessos, rompeu fronteiras, multiplicou dados e os meios de portá-los. Mas, para além dessas conquistas, mudou radicalmente a forma como construímos o conhecimento.
A colaboração é uma das mais promissoras possibilidades da chamada Web 2.0 ou segunda geração da Internet.
Agora, como aproveitar as potencialidades de toda essa conexão com nossos alunos? O que é necessário para colaborar a partir das redes de informação? Como incentivar as construções coletivas em sala de aula? Como criar redes de colaboração entre alunos de diferentes escolas?
Essas e outras questões guiarão o curso “Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender”.
Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online
Você já ouviu a expressão “computação na nuvem”?
Sabe o que ela quer dizer?
Conhecendo ou não seu significado, é muito provável que você já desfrute de diversos benefícios dessa aplicação.
A computação na nuvem permite produzir e armazenar documentos multimídia (como textos, fotos, vídeos, infográficos) via ferramentas diretamente na rede (ao invés de instaladas no seu computador), além de acessá-los e compartilhá-los a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet.
Que tal levar essa novidade para a sua escola e o seu grupo de alunos?
Neste curso, aprenderemos mais sobre a computação na nuvem e sobre o pacote Google Apps for Education – um conjunto de recursos online para que alunos e educadores criem, colaborem, compartilhem e “voem alto”.
Mudança de tempos e espaços para a inovação pedagógica
A escola como a conhecemos apresenta uma estrutura de séculos. Carteiras enfileiradas (com alunos que não se olham), um quadro-negro, um professor à frente que explana, crianças e jovens que pouco são convidados a se manifestar, a sala de aula como reduto e horários compartimentados a partir do ensino por áreas são características muito presentes em diversos países, nas diferentes fases da vida acadêmica dos aprendizes.
Com que frequência paramos para nos perguntar:
Como esse modelo se estabeleceu?
A quem ele serve?
Será que de fato beneficia o desenvolvimento dos alunos?
Favorece o crescimento intelectual?
E como podemos mudar a realidade escolar começando pela nossa sala de aula?
Neste curso, faremos uma análise do modelo de escola tradicional para, então, colocarmos em prática ações e estratégias que permitam romper esse paradigma tão consolidado. Conheceremos, ainda, diversas experiências inspiradoras que nos ajudarão nesta importante missão como educadores.
Avaliação: para que e como avaliar
É papel da escola auxiliar os alunos no desenvolvimento de diferentes competências. Sendo assim, torna-se fundamental analisarmos a avaliação como um processo contínuo e formativo, como mais uma oportunidade de aprendizagem para o aluno e, ao mesmo tempo, como ponto de reflexão sobre nossa prática docente.
E você, professor (a), como pode ajudar a transformar a realidade dos processos avaliativos? Como utilizar, a seu favor e a favor da aprendizagem dos seus alunos, avaliações que permitam diagnosticar problemas e sirvam para a construção de novos conhecimentos?
Neste curso, você está convidado a discutir para que e como avaliar, a trabalhar com diferentes abordagens avaliativas e a refletir sobre a avaliação não como fim, mas parte do processo de aprendizagem.
Para acessar os cursos e fazer a sua inscrição, clique aqui.
Participe do nosso grupo para receber todas as novidades, clique aqui.
Fonte:http://www.escolasconectadas.org.br