O jogo atrai a atenção pelo fato de estar competindo, e como todos os jogos, ou se destrói o inimigo, ou considera o adversário como referência constante para o diálogo consigo mesmo. Quando os jogos são propostos para as crianças, a reação é mais comum entre eles é de alegria e interesse pela atividade, pelo material e pelas regras, mas o interesse e a alegria pelo jogo simplesmente não bastam é preciso que haja uma intervenção pedagógica afim de que esse jogo seja útil na aprendizagem de conceitos. É necessário também que essa atividade represente um desafio, que seja capaz de gerar “conflitos cognitivos”, que segundo Jean Piaget, os conflitos cognitivos são fundamentais para o desenvolvimento intelectual do sujeito.
Ao propor um jogo didático para as aulas é fundamental que o professor perceba que a atividade de ensino não se resume no ato de jogar. A exploração do jogo, após sua conclusão, pode desencadear o tratamento de diferentes ideias, assim como desenvolver habilidades de fazer questionamentos, buscarem diferentes estratégias e analisar procedimentos, habilidades essas consideradas essenciais para o processo de aprendizagem.
Diante do exposto acima, trouxemos como sugestões para vocês esse material desenvolvido Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, (PIBID), da UFPE.
Para fazer o download do material clique aqui.
Fique sempre bem informado, clique aqui e participe do nosso grupo.
Fonte: http://www.pibidletras.com.br
Deixe um comentário