O processo de alfabetização inicia antes da entrada da criança na escola; é natural, espontânea, e acontece pelo contato com as coisas que há no meio em que a criança vive. Por isso, é comum que a criança inicie sua aprendizagem do sistema de escrita nos mais variados contextos.
A escrita faz parte do mundo da criança, ela trabalha cognitivamente desde muito cedo utilizando informações das mais variadas procedências: embalagens, cartazes de rua, TV, peças de vestuário, livros, revistas, seu próprio nome. Portanto, não faz sentido deixar a criança à margem da língua escrita.
Diante desse contexto a utilização deste material tem como objetivo fornecer suportes e sugestões aos professores do ciclo de alfabetização e fundamental I que trabalham com alunos não alfabetizados e/ou com dificuldades no processo de construção da leitura e escrita. A ideia é apoiar e fortalecer o trabalho das Unidades de Ensino, de modo que contribua diretamente com a qualidade do ensino, alcançando assim resultados significativos no processo de alfabetização dos nossos alunos.
Este material é composto por textos sobre o processo de alfabetização e letramento, concepções acerca da leitura e escrita, sugestões de atividades práticas de leitura, atividades com as quatro operações matemáticas, além de sugestões de atividades de alfabetização. O material contempla as áreas de língua portuguesa e matemática. Confira e compartilhe com seus amigos!
Para fazer o download do material clique nos links abaixo.
Fique sempre bem informado, clique aqui e participe do grupo para receber as novidades em primeira mão.
Fonte: SEDUC, São Paulo – Município de Estância Balneária de Praia Grande.
Deixe um comentário