O Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro, propõe uma reflexão sobre a superação das diferenças e a igualdade de oportunidades para todos. A história mostra que, no caso dos negros, a ausência de oportunidades para acesso à educação e conhecimentos causou prejuízos irreparáveis. É importante pararmos por um momento e pensarmos como essa nação foi construída. Temos um país multiétnico, construído com uma miscigenação grande.
A Consciência Negra foi criada para dar voz aos negros e ressaltar a sua luta contra a discriminação racial. É muito importante refletirmos sobre a posição deles na sociedade, já que sofrem preconceito até hoje, além de terem sua imagem ofuscada na maioria dos lugares.
A contribuição do povo afro-brasileiro para a construção do nosso país é tão importante quanto a de cada cidadão, e valorizar todas as culturas é entender o que cada uma delas nos dá, farão de nós cidadãos mais conscientes e menos preconceituosos.
Diante do exposto acima, trouxemos como sugestão para vocês diversos materiais sobre a consciências negra e as relações étnico – raciais.
Para acessar o material clique nos links abaixo.
História da Educação do Negro e outras histórias
Minas de Quilombo – Livro do aluno
O Programa Diversidade na Universidade e a construção de uma política educacional anti-racista
Fique sempre bem informado, clique aqui e participe do nosso grupo para receber sugestões de materiais e novidades educacionais.
Fonte:MEC
Deixe um comentário