As Olimpíadas de Matemática, nos moldes atuais, são disputadas desde 1894, quando foram organizadas competições na Hungria. Com o passar dos anos, competições similares foram se espalhando pelo Leste Europeu, culminando, em 1959, com a 1ª Olimpíada Internacional de Matemática, na Romênia.
A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) organiza desde 1979 a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e mais recentemente, em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), programa que em sua última edição (2016) teve uma participação de quase 18 milhões de alunos inscritos nos quatro cantos do país e neste ano (2017) esse número chegou a marca de exatamente 18.240.497 alunos inscritos, com a participação de 99,57% dos municípios brasileiros, esse aumento se deu pelo fato de que tivemos a participação de alunos das escolas particulares. Nesse contexto é natural que surja a necessidade de elaboração de materiais escritos em português que sirvam de apoio para a preparação dos alunos para estas competições.
Dentro deste panorama, resolvemos elaborar este trabalho apresentando algumas técnicas
de resoluções de problemas olímpicos de geometria plana para o meio acadêmico, de forma que almeje a melhoria na qualidade de Ensino da Matemática e sirva como instrumento de estímulo à busca de novos conhecimentos.
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Fonte: http://editaedi.ufpa.br
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