O aumento do piso salarial dos professores 2023 foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta segunda-feira (16), o piso salarial dos professores terá um reajuste de 14,9%.
O piso do magistério deve ser corrigido todos os anos pelo crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, estabelecido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Dessa forma, o reajuste passa a valer a partir de janeiro de 2023 e deve ser seguido por todas as prefeituras e estados no Brasil. O valor está de acordo com a Portaria Interministerial 6/2022 publicada no Diário Oficial, ainda no ano de 2022. No entanto, o valor só foi confirmado agora.
Os cálculos estão de acordo com a Lei 11.738/08 que define que estados e municípios devem conceder reajuste anual igual ao reajuste do valor mínimo por aluno dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Camilo publicou nas redes sociais uma foto assinando portaria que estabelece o novo valor. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (17).
“A valorização dos nossos profissionais da Educação é fator determinante para o crescimento do nosso país”, escreveu.
De acordo com a postagem do ministro, o piso salarial nacional dos professores da rede pública de ensino submetidos à jornada de 40 horas será de R$ 4.420,55 iniciais.
Fonte: MEC
Deixe um comentário