O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações realizadas pelo governo federal para medir o desempenho dos estudantes da educação básica no Brasil. O Saeb é aplicado em larga escala, abrangendo todas as escolas públicas e privadas do país.
Os resultados do Saeb são usados para avaliar a qualidade do ensino no Brasil e para identificar áreas que precisam de melhorias. O Saeb também é usado para subsidiar a elaboração de políticas públicas educacionais.
Aqui estão alguns exemplos de como o Saeb é usado para melhorar a educação no Brasil:
Os resultados do Saeb são usados para identificar escolas que precisam de apoio adicional.
O Saeb é usado para avaliar o impacto de programas educacionais.
O Saeb é usado para orientar a formação de professores.
O Saeb é uma ferramenta importante para melhorar a educação no Brasil. Os resultados do Saeb fornecem informações valiosas que podem ser usadas para tomar decisões que melhorem o ensino e a aprendizagem dos estudantes.
A Prova do SAEB antiga “Prova Brasil” é o instrumento que irá situar o aprendizado do aluno numa escala, denominada “Escala Saeb”. Essa é utilizada para situar o aprendizado nas competências de leitura e interpretação e na resolução de problemas matemáticos. Para selecionar quais as competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática que seriam avaliadas, o Inep baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos currículos adotados pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais para as séries e disciplinas avaliadas, além de consultar os livros didáticos mais utilizados por professores das rede de ensino públicas e privadas.
Para ajudar os professores na preparação dos alunos para a Prova do SAEB, trouxemos como sugestão para vocês diversas atividades que poderão ser utilizadas em diferentes momentos de suas aulas, seja como atividades de reforço nas atividades propostas ou mesmo como banco de dados na elaboração de suas avaliações, todas as atividades são baseadas nos principais descritores.
Esperamos que este recurso possa ser bastante útil. Curta, compartilhe e ative o sininho de notificações para receber todas as novidades em primeira mão.
Clique nos links abaixo para fazer o download das atividades.
Descritores Língua Portuguesa – 5° Ano
D1 – Localizar informações explícitas em um texto. DOWNLOAD
D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto DOWNLOAD
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão DOWNLOAD
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. DOWNLOAD
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). DOWNLOAD
D6 – Identificar o tema de um texto. DOWNLOAD
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. DOWNLOAD
D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto DOWNLOAD
D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros DOWNLOAD
D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. DOWNLOAD
D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato DOWNLOAD
D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc DOWNLOAD
D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados DOWNLOAD
D14 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. DOWNLOAD
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. DOWNLOAD
Descritores matemática – 5° Ano
D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
D14 – Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
D15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
D16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.
D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
D18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
D21 – Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
D24 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.
D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
Descritores Língua Portuguesa – 9° Ano
Descritores matemática – 9° Ano
Para ficar por dentro de todas as novidades e ter acesso a outros recursos, participe do nosso grupo no Telegram, clique aqui.
Fonte: https://sme.saojoaodaponte.mg.gov.br
Deixe um comentário